Agropecuária

Agricultura rejeita anistia a dívidas rurais da área da Sudene

13/11/2008 - 21:44  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural rejeitou na quarta-feira (12), por unanimidade, o Projeto de Lei 2756/08, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), que anistia as dívidas oriundas de operações de crédito rural contratadas na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) até 31 de dezembro de 2006.

O relator, deputado Cezar Silvestri (PPS-PR), propôs a rejeição da proposta pelo fato de considerar que a anistia não pode ser concedida de forma generalizada, a todos os devedores, independentemente das razões da falta de pagamento. "Apesar da boa intenção da autora, o projeto acaba sendo prejudicial ao setor agropecuário", afirmou.

Risco
Na avaliação do relator, o texto gera riscos para os produtores do Nordeste. Isso porque, segundo lembra ele, se houvesse anistia o dinheiro do pagamento dos empréstimos deixaria de entrar no sistema. E, assim, deixaria de haver fundos para novos financiamentos.

"O benefício aos atuais devedores – muitos dos quais não necessitam de anistia – provocaria a falta de recursos para emprestar aos que querem produzir. Haveria uma redução da atividade econômica da região, com muitas seqüelas sociais", argumenta.

Diferenças
Silvestri destaca que, se fosse aprovado o projeto, seria concedida anistia apenas a agricultores do Nordeste, sem levar em conta os que sofreram adversidades em outras regiões do País, nem as substanciais diferenças entre os devedores.

"A anistia valeria tanto para os pequenos agricultores do semi-árido quanto para os ricos empresários que exploram atividades de produção e exportação de frutas no Vale do São Francisco", exemplificou.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Agricultura aprova projeto que muda cobrança de dívida fiscal
Dívida rural: parlamentares divergem sobre eficácia da renegociação
Governo propõe Fundo de Catástrofe para seguro rural

Da Redação/NAJ

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2756/2008

Íntegra da proposta