Agropecuária

Câmara aprova criação de comenda para destaques do agronegócio

16/10/2008 - 17:19  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na quarta-feira (15), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 1643/07, do deputado Carlos Melles (DEM-MG), que cria a comenda Antônio Ernesto Werna de Salvo. A comenda deverá ser concedida anualmente pelo Ministério da Agricultura às pessoas, empresas ou entidades que tenham se destacado para o desenvolvimento do agronegócio. A proposta segue para análise do Senado.

Falecido em junho do ano passado, Werna de Salvo presidiu a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) por 17 anos. Também presidia o Conselho Superior de Agricultura e Pecuária do Brasil (Rural Brasil) e o Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Em novembro de 1997, foi eleito presidente da Confederación Interamericana de Ganaderos y Agricultores (CIAGA), que reúne as entidades representativas de produtores rurais das três Américas.

O autor da matéria, que é presidente da Frente Parlamentar do Café e foi aluno do homenageado, lembrou que a aprovação da comenda coincidiu com as comemorações do Dia do Professor. "Essa é uma justa homenagem a quem dedicou sua vida ao agronegócio e também ao cooperativismo", celebrou em discurso no Plenário.

Emenda
O projeto foi aprovado com emenda do relator na CCJ, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que excluiu dispositivo estabelecendo prazo para o Ministério da Agricultura regulamentar a criação da comenda.

Reportagem - Cid Queiroz
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1643/2007

Íntegra da proposta