Agropecuária

Comissão proíbe porto pesqueiro internacional no Brasil

11/07/2008 - 19:12  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, na quarta-feira (9), o Projeto de Lei 2288/07, do deputado Beto Faro (PT-PA), que proíbe a instalação e o funcionamento de portos pesqueiros internacionais no Brasil. O autor argumenta que esse tipo de negócio não traz benefícios para o País.

O deputado lembra que o governo já é contra a instalação desses portos, mas considera importante incluir a proibição em lei para enfraquecer as pressões de países que atuam no setor de pesca.

Concorrência desleal
O relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), apresentou parecer pela aprovação da matéria. Ele argumenta que o funcionamento de portos pesqueiros internacionais no Brasil resultaria em concorrência desleal e predatória para a economia pesqueira nacional e acabaria com as chances de desenvolvimento econômico do setor.

Zarattini observa que, ao propor a proibição de portos pesqueiros internacionais, o projeto oferece amparo jurídico ao posicionamento do governo brasileiro e desencoraja o deslocamento das pressões de países como Espanha e Japão para os governadores.

O relator diz ainda que o projeto estabelece a segurança jurídica para os investimentos internos na construção de embarcações e na logística para a pesca oceânica.

Tramitação
A matéria, que tramita em caráter conclusivo, será examinada ainda pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta