Agropecuária

Meio Ambiente aprova medidas compensatórias em represas

04/04/2008 - 10:42  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o Projeto de Lei 5972/05, do Senado, que prevê medidas de minimização ou compensação, inclusive financeira, aos produtores rurais, pescadores e aquicultores situados rio acima e abaixo de represas situadas em cursos d`água. O texto foi aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado Sarney Filho (PV-MA), que obriga o órgão ambiental a impor essas medidas no processo de licenciamento ambiental do proprietário ou do concessionário de represas. A proposta altera o Decreto-Lei 221/67.

O projeto original não previa que as medidas de compensação fossem definidas durante o processo de licenciamento ambiental. Outra mudança do substitutivo é que as medidas de proteção à fauna poderão ser propostas caso a caso, de acordo com a análise do impacto ambiental do empreendimento. Pelo texto do Senado, essas medidas deveriam ser padronizadas em regulamento.

Prejuízos aos agricultores
Segundo o relator, a experiência com inúmeros reservatórios já construídos no País, seja para a geração de energia elétrica ou o abastecimento público de água, indica que as áreas próximas desses empreendimentos são extremamente afetadas. Isso ocorre devido às alterações no volume e na qualidade da água, que provocam o desaparecimento de lagoas marginais, modificações no lençol freático e outras modificações na fauna e na flora.

"Com isso, a agricultura praticada nas margens, a pesca e a aquicultura ficam comprometidas, sem que os produtores, pescadores e aquicultores tenham a minimização ou a compensação financeira adequada pelos prejuízos sofridos", argumenta.

Tramitação
O projeto tem regime de prioridade e ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Na Comissão de Minas e Energia, a proposta foi rejeitada.

Notícias anteriores:
Câmara aprova obrigatoriedade de `peixamento` em represa
Comissão aprova ICMS para município sede de barragem

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5972/2005

Íntegra da proposta