Agropecuária

Agricultura aprova novos beneficiários do crédito rural

28/03/2008 - 13:26  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou nesta quarta-feira (26) o Projeto de Lei 7575/06, do Senado, que estende o crédito rural a arrendatários de terras, parceiros, consórcios e condomínios de produtores, quilombolas e indígenas.

Hoje, pela Lei 8.171/91, o crédito rural pode beneficiar indígenas, produtores rurais extrativistas, pescadores e pessoas ou empresas produtoras de mudas, sementes, sêmen para inseminação artificial e embriões. Só podem obter o benefício os produtores rurais de atividades não predatórias.

De acordo com o relator, deputado Beto Faro (PT-PA), os recursos públicos destinados ao crédito para produtores rurais aumentaram mais de 100% nos últimos quatro anos - passaram, segundo ele, de R$ 31,1 bilhões em 2003 para mais de R$ 60 bilhões na safra 2007/2008. "O aumento do volume de recursos deve vir acompanhado da ampliação do acesso ao crédito", defende.

Na opinião de Beto Faro, a medida permitirá a criação, no âmbito do Pronaf, de linhas de crédito especiais para formas associativas, como consórcios e condomínios rurais, a exemplo dos créditos para jovens trabalhadores rurais.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo e regime de prioridade, ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Biocombustíveis poderão ter recursos do crédito rural
Analfabeto pode ficar isento de taxas para crédito rural
Agricultura aprova fim de operação casada em crédito rural
Agricultura aprova aumento de recursos para crédito rural

Reportagem - Maria Neves
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7575/2006

Íntegra da proposta