Agropecuária

Comissão aprova seguro-desemprego para agricultor familiar

09/11/2007 - 11:09  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (7) o substitutivo do deputado Rômulo Gouveia (PSDB-PB) ao Projeto de Lei 1319/03, do ex-deputado João Grandão. O projeto estende o seguro-desemprego a agricultores familiares do Semi-Árido nordestino, do norte do Espírito Santo e do Semi-Árido de Minas Gerais (norte do estado e Vale do Jequitinhonha. O substitutivo acrescenta enchentes entre os eventos que darão direito ao seguro-desemprego, além de incluir o Vale do Mucuri (MG) na área de abrangência da medida.

"O agricultor que persiste nessas regiões é um herói: resiste a ciclos prolongados de estiagens e enfrenta a falta de água até mesmo para o consumo próprio", disse Rômulo Gouveia, ao recomendar a aprovação do projeto.

O seguro-desemprego terá o valor máximo de três salários mínimos (R$ 1.140) por família e será pago com recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT). De acordo com o substitutivo, o valor de cada parcela e a periodicidade do pagamento serão definidos em função do número de pessoas no domicílio e da renda familiar. O texto original também levava em consideração o tamanho da safra perdida no cálculo das parcelas do benefício.

O substitutivo determina ainda que, para esses agricultores terem direito ao seguro-desemprego, o estado de calamidade ou situação de emergência deverá ser reconhecido pelo governo federal.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será examinado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão estende seguro-desemprego a catador de caranguejo
Comissão aprova seguro-desemprego para pescador artesanal
Sericicultor poderá ter direito ao seguro-desemprego
Trabalho aprova seguro-desemprego para bóia-fria
Proposta exige curso para quem recebe seguro-desemprego
Trabalhador temporário poderá ter seguro-desemprego

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1319/2003

Íntegra da proposta