Política e Administração Pública

Proposta impede incidência de IR sobre abono salarial

06/07/2006 - 15:23  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6756/06, do deputado Vicentinho (PT-SP), que determina que o pagamento de abonos salariais seja parcelado de acordo com os limites legais de não-incidência do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) toda vez que a soma dessas verbas com as remunerações já recebidas ultrapasse o valor máximo de isenção do imposto.
O projeto também determina que o parcelamento não pode ultrapassar o exercício financeiro correspondente à concessão dos abonos.
Para Vicentinho, o parcelamento dos abonos contribuirá para a melhoria da política remuneratória dos trabalhadores. "Em muitas ocasiões, o somatório dos abonos salariais com as remunerações extrapolam os limites legais de isenção da tabela progressiva do Imposto de Renda, o que, na prática, representa uma frustração para os trabalhadores, pois boa parte do abono fica reservada à incidência de impostos", diz.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/RT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta