Política e Administração Pública

Prefeitos vão debater terrenos de marinha

24/04/2006 - 14:52  

A Comissão Especial sobre Terrenos de Marinha vai ouvir os prefeitos de cidades do litoral que têm esse tipo de terreno. A audiência pública está marcada para quarta-feira (26), às 14h30, no plenário 14. Foram convidados os prefeitos:
- Carlos Eduardo Nunes Alves, de Natal (RN);
- Carlos Tadeu D`Aguiar, de São Luis (MA);
- João Alberto Machado Cardoso, de Torres (RS);
- João Carlos Coser, de Vitória (ES);
- João Henrique de Barradas Carneiro, de Salvador (BA);
- José Baka Filho, de Paranaguá (PR);
- Luizianne de Oliveira Lins, de Fortaleza (CE); e
- Tércio Augusto Garcia Júnior, de São Vicente (SP);
Também vão participar do debate o pesquisador Gabriel Quintão Coimbra e o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, João Alberto Machado Cardoso.

Coleta de dados
A relatora da comissão, deputada Telma de Souza (PT-SP), afirmou que ainda não tem uma posição formada sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 603/98. Essa PEC, de autoria da deputada Laura Carneiro (PFL-RJ), acaba com a aplicação de enfiteuse (direito de uso de um imóvel mediante pagamento anual) em TERRENOS DE MARINHA situados na faixa de segurança da orla marítima.
Segundo Telma de Souza, as duas audiências públicas realizadas para debater o tema, que considera complexo, não foram suficientes para ela tomar uma posição. "Ainda estamos no processo de coleta de dados para formatar uma opinião para o relatório final", assinalou.
Visitas
A relatora disse ainda que pretende visitar os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Piauí, Maranhão e Bahia, a fim de coletar dados para o seu relatório. Já estão confirmadas as visitas a Santos (SP), dia 4 de maio; Vitória (ES), 8 de maio; e Florianópolis (SC), 9 de maio. Os demais estados deverão receber a visita da relatora até meados de maio.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 603/1998

Íntegra da proposta