Política e Administração Pública

Projeto beneficia acompanhante de paciente idoso e criança

09/01/2006 - 12:22  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6125/05, do deputado João Mendes de Jesus (PSB-RJ), que permite a permanência, nos hospitais públicos, de acompanhante de paciente quando este for criança ou idoso. A proposta dá ao acompanhante, inclusive, direito a refeição.
O texto obriga ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) a custear os gastos com o acompanhante da criança ou do idoso durante internação em hospitais contratados e conveniados pelo Ministério da Saúde, seguindo critérios, parâmetros e valores do Conselho Nacional de Saúde.

Dependentes
O autor da proposta afirma que os idosos acometidos de enfermidades ficam fragilizados. Por isso, considera imperativo que eles sejam acompanhados em internações por profissionais, parentes ou amigos. Segundo Mendes de Jesus, a medida fará com que o idoso recupere sua saúde e sua auto-estima mais rapidamente, "pois, por meio de apoio e afeto humanos, ele se sentirá seguro, confortado e respeitado". O deputado acrescenta que a criança tem necessidade semelhante de amparo.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saúde quer reduzir em 15% mortes de crianças e mulheres
Câmara aprova custeio de viagem de paciente pelo SUS
Energia pode ser mais barata para paciente do SUS

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6125/2005

Íntegra da proposta