Política e Administração Pública

Comissão poderá votar transferência de aluno do ProUni

21/11/2005 - 18:49  

Na quarta-feira (23), a Comissão de Educação e Cultura poderá votar o Projeto de Lei (PL) 5456/05, do deputado César Medeiros (PT-MG). A proposta garante o direito de transferência de estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) para outras instituições de ensino superior participantes do programa. Segundo o texto, o estudante deverá fazer a mudança para curso idêntico.
O parecer da relatora, deputada Neyde Aparecida (PT-GO), recomenda a aprovação da matéria.

Financiamento estudantil
Outro projeto que está na pauta é o PL 610/03, que estende aos devedores do antigo Programa de Crédito Educativo (Creduc) e do atual Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) as disposições do Programa de Recuperação Fiscal (Refis). De acordo com o texto, do ex-deputado José Ivo Sartori, o valor das parcelas ficará limitado a 5% da renda bruta do devedor.
O relator na comissão, deputado Osvaldo Biolchi (PMDB-RS), sugere a aprovação do projeto na forma de um texto substitutivo. Como o Refis destina-se à renegociação de débitos por empresas, Biolchi recomenda a implementação da medida por meio de alteração na lei que criou o Fies (10260/01).
Osvaldo Biolchi também excluiu do texto a previsão de benefício para os estudantes inadimplentes com o antigo Crédito Educativo. Ele alega que esses estudantes já são protegidos pela legislação atual.
Para os beneficiários inadimplentes do Fies, o substitutivo prevê ainda a renegociação dos contratos com abatimento de 50% dos juros e a securitização da dívida, a ser paga em 180 prestações mensais iguais.

Reprodução de livros
A comissão também poderá votar, na quarta-feira, o PL 5046/05, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que autoriza a reprodução de livros para uso exclusivo de estudantes universitários, sem fins comerciais. O relator, deputado Chico Alencar (Psol-RJ), ofereceu parecer pela aprovação.

A reunião será às 9 horas, no plenário 10.

Da Redação/NN

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 610/2003

Íntegra da proposta