Política e Administração Pública

Santa Catarina poderá ganhar duas novas ferrovias

07/11/2005 - 08:46  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5945/05, do deputado Edinho Bez (PMDB-SC), que acrescenta ao Plano Nacional de Viação novos trechos ferroviários situados em Santa Catarina: a chamada Ferrovia Litorânea, que ligaria os municípios de Laguna, Imbituba, Itajaí, Araquari e São Francisco; e a Ferrovia Leste-Oeste, que ligaria Itajaí, Ponte Alta, Herval D`Oeste e Chapecó.
O deputado afirma que Santa Catarina é um dos poucos estados onde a atividade industrial supera o setor de serviços no Produto Interno Bruto local. "O estado pretende não apenas manter seus índices econômicos positivos atuais, mas ultrapassá-los. Para isso, essas duas linhas ferroviárias devem ser construídas", defendeu.

Viabilidade
Edinho Bez lembra que já há estudo de viabilidade econômica para a Ferrovia Litorânea, que poderá transportar vários tipos de cargas. O trecho acompanha o traçado da rodovia BR-101, e os investimentos necessários são da ordem de R$ 2 bilhões.
O trecho da Ferrovia Leste-Oeste, cujo projeto ainda será desenvolvido, deverá cruzar a Ferrovia Litorânea, partindo de Itajaí, e chegar até a cidade de Chapecó, onde existe um pólo de indústrias de médio e grande porte ligadas à suinocultura, avicultura e pecuária. As cidades de Herval D`Oeste e Ponte Alta seriam locais de apoio para o desenvolvimento industrial.

Mais eficiência
"Essas novas construções serão de grande importância para Santa Catarina, tendo em vista uma distribuição modal mais eficiente e um melhor balanceamento da matriz energética do transporte; o transporte ferroviário de cargas, além de ser mais seguro, é de quatro a seis vezes mais barato que o rodoviário", argumentou Edinho Bez, advertindo que é necessária maior preocupação a respeito dos custos do transporte. "O barril de petróleo já apresentou valor acima de 70 dólares (cerca de R$ 165)", frisou ele.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas Comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Rodrigo Bittar

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5945/2005

Íntegra da proposta