Política e Administração Pública

Estados poderão inspecionar produtos de origem animal

04/11/2005 - 20:33  

O Projeto de Lei 5911/05, do deputado Carlito Merss (PT-SC), prevê que os estados e municípios poderão ganhar competência para inspecionar os estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, desde que disponham de médico veterinário habilitado como responsável pelos serviços de higiene veterinária. A proposta pretende redistribuir competências que atualmente são exclusivas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O texto altera a Lei 1283/50, referente à inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal.

Relatório mensal
De acordo com o projeto, o ministério terá exclusividade apenas para fiscalizar os subprodutos de origem animal em estabelecimentos credenciados para o comércio internacional, portos e aeroportos.
Os estados e municípios que se habilitarem para fazer a inspeção, porém, deverão apresentar um relatório mensal ao ministério. Uma vez ao ano, fiscais federais agropecuários realizarão auditoria nos estabelecimentos fiscalizados em nível estadual e municipal para expedir documentação que autorize a continuidade de seu funcionamento.
O autor observa que a restrição imposta pela legislação em vigor à comercialização interestadual e intermunicipal de produtos de origem animal não inspecionados pelo serviço federal é um dos "problemas mais sérios" enfrentados pelos produtores, em especial os de base familiar.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Debatedores defendem sistema único de vigilância sanitária
Proposto registro sanitário semestral de produto animal

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5911/2005

Íntegra da proposta