Política e Administração Pública

Produtor de açaí e castanha pode ter seguro-desemprego

04/11/2005 - 09:38  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5857/05, da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), que estende a concessão do seguro-desemprego a todas as pessoas que trabalham na extração ou beneficiamento artesanal do açaí e da castanha-do-pará. Conforme o texto, o benefício, equivalente a um salário-mínimo (R$ 300), deverá ser concedido na entressafra. "A renda das famílias envolvidas nessas atividades é drasticamente diminuída nesses períodos", justifica Janete.
Para ter direito ao seguro-desemprego, o trabalhador deve comprovar o recolhimento das contribuições previdenciárias no período de safra e não pode receber nenhum outro benefício da Previdência Social, exceto o auxílio-acidente e a pensão por morte.
Desde 1991, o benefício é assegurado aos pescadores artesanais durante o período de defeso – fase de reprodução dos peixes, quando a pesca é proibida.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova seguro-desemprego para trabalhador doméstico

Reportagem - Maria Clarice Dias
Edição - Rodrigo Bittar

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5857/2005

Íntegra da proposta