Política e Administração Pública

Projeto impede que servidor candidato receba salário

10/10/2005 - 16:26  

Os servidores públicos que se candidatarem a cargos eletivos poderão perder o direito à licença remunerada se o Congresso aprovar o Projeto de Lei 5850/05, da Comissão de Legislação Participativa. A proibição se aplicará desde a data de aprovação do nome do candidato pela convenção partidária até o dia da eleição. O objetivo, segundo a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que preside a comissão, é evitar abusos e moralizar tanto o serviço público como o sistema de lançamento de candidaturas a cargos políticos.
O projeto altera o Código Eleitoral (Lei 4737/65), que permite a manutenção da remuneração integral do cargo efetivo a partir do registro da candidatura até o décimo dia seguinte ao da eleição, desde que não ultrapasse o período de três meses. Caso o período entre o registro da candidatura e o décimo dia seguinte ao da eleição supere três meses, o servidor poderá permanecer de licença, mas sem direito à remuneração.

Tramitação
O projeto, sujeito à votação pelo Plenário, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova suspensão de salário de servidor-candidato

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.PR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5850/2005

Íntegra da proposta