Política e Administração Pública

Norte do Espírito Santo pode ganhar universidade federal

30/09/2005 - 14:16  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5353/05, do Senado, que determina a criação da Universidade Federal de São Mateus a partir de desmembramento da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A medida determina também a transferência de recursos da Ufes para a criação da nova universidade, que será construída no município de São Mateus (ES), no norte do estado.
Segundo o autor do projeto, Gerson Camata (PMDB-ES), a medida tem o objetivo de interiorizar o ensino superior, a fim de tornar mais equilibrada a oferta de vagas gratuitas no estado. "A melhoria dos indicadores de acesso ao ensino superior, aliada às demandas por qualificação e pesquisas condizentes com as necessidades locais, justificam a criação de uma universidade que atenda mais de 400 mil pessoas do norte do Espírito Santo", afirmou o senador.
São Mateus possui cerca de 95 mil habitantes e conta com duas instituições de ensino superior: um pólo da Ufes, onde são oferecidos os cursos de Educação Física, Matemática e Pedagogia, e a Faculdade do Vale Cricaré, particular. Na opinião de Camata, ambas apresentam atuação acadêmica restrita.

LDB
Gerson Camata lembrou ainda que a Lei de Diretrizes e Bases incentiva a interiorização do ensino superior, ao determinar que é finalidade das universidades formar profissionais em diferentes áreas do conhecimento e incentivar a pesquisa e a investigação científica.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/RB

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5353/2005

Íntegra da proposta