Política e Administração Pública

Maternidades poderão ter circuito interno de TV

12/09/2005 - 16:08  

Tramita na Câmara o PL 5823/05, que torna obrigatória a instalação de circuito fechado de TV nos hospitais e maternidades públicas e conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Do deputado Carlos Nader (PL-RJ), o projeto determina que as imagens geradas fiquem armazenadas por, no mínimo, um ano.
Os circuitos fechados de TV deverão ser instalados em posições estratégicas de forma a filmar toda movimentação interna e as áreas de entrada e saída de visitantes, pacientes e funcionários.

Repressão e prevenção
A proposta pretende, segundo o deputado, criar um mecanismo para auxiliar a polícia caso ocorra roubo de criança dentro de hospitais e maternidades. "Com circuito fechado de TV, será fácil identificar a fisionomia do criminoso, não precisando contar única e exclusivamente com a existência de testemunhas que presenciaram o fato", afirma Nader.
O deputado acredita que a instalação do equipamento exercerá também função preventiva, "pois, se uma pessoa pensar em cometer tal ato, saberá que facilmente será identificada e presa posteriormente".

Tramitação
O PL 5823/05 tramita em caráter conclusivo e será votado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Sandra Crespo
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5823/2005

Íntegra da proposta