Política e Administração Pública

Seguridade aprova apoio psicológico a jovens infratores

19/08/2005 - 09:43  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (17) o Projeto de Lei 1244/03, do deputado João Alfredo (PT-CE), que pretende facilitar a integração social dos jovens infratores ao estabelecer a adoção de medidas psicossocioeducativas, e não apenas socioeducativas, para assim incorporar o apoio psicológico à sua recuperação.
Na opinião do deputado Roberto Gouveia (PT-SP), relator da proposta que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, na educação dos indivíduos devem ser considerados os fatores físicos, sociais e emocionais. "O ser humano é um universo, e esse universo dever ser visto como integridade e atendido em seus múltiplos aspectos. O uso da psicologia com os jovens trará à tona os verdadeiros problemas que levam à delinqüência e aos comportamentos anti-sociais", defendeu o deputado.
Gouveia destaca ainda que a mudança no texto do estatuto vai obrigar os profissionais da Justiça e responsáveis por políticas públicas a trabalharem sob a orientação de psicólogos e profissionais capacitados a auxiliar no processo de recuperação dos infratores.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/MR

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1244/2003

Íntegra da proposta