Política e Administração Pública

Contas poderão ser parceladas sem interrupção do serviço

28/07/2005 - 16:10  

Os consumidores brasileiros poderão parcelar as contas de água, luz e telefone sem a interrupção dos serviços se o Congresso Nacional aprovar o Projeto de Lei 5581/05, do deputado José Divino (PMDB-RJ). O benefício é semelhante ao que já existe nas compras com cartão de crédito, onde o consumidor tem a opção de pagar a parcela mínima da fatura - geralmente equivalente a 10% do valor das compras - sendo o restante financiado automaticamente.
Pelo projeto, o consumidor terá que pagar 10% da fatura, e os outros 90% poderão ser financiados entre 3 e 12 parcelas, mediante contrato com a concessionária de serviço público. José Divino lembra que a legislação brasileira não obriga as empresas de cartões de crédito a adotarem a sistemática do pagamento mínimo. Mesmo assim, o mecanismo é usado há muito tempo no País.
"É natural, portanto, que essa sistemática também funcione bem no caso das empresas concessionárias de serviços públicos", assinala o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comércio pode ser obrigado a dar desconto em venda à vista

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5581/2005

Íntegra da proposta