Política e Administração Pública

Câmara lança novo portal para facilitar o acesso do cidadão a informações

Primeira etapa de mudanças inclui a simplificação da linguagem das páginas, mecanismos de busca mais ágeis e precisos, e maior adaptação a dispositivos móveis

28/01/2019 - 08:12  

A Câmara dos Deputados inaugurou, nesta segunda-feira (28), a primeira etapa de mudanças de seu novo portal na internet. Entre as novidades, estão uma arquitetura de navegação e um leiaute mais focados no usuário, com melhorias na usabilidade e na acessibilidade.

As alterações incluem linguagem mais simples, a fim de facilitar a compreensão dos conteúdos, e mecanismo de busca mais ágil e preciso. Há menos informação por página, e ênfase nas ferramentas de interesse da população, principalmente quanto à participação e à transparência. O novo portal também está mais adaptado para dispositivos móveis.

Modificações
Nesta primeira etapa, houve alterações na estrutura de navegação do portal, que foi simplificada; na home page, que agora privilegia áreas de interesse do cidadão; nas páginas de transparência e despesas, cujos dados passam a ser exibidos de forma gráfica; e na ferramenta de busca.

O usuário poderá contar com recursos como enquetes opinativas, por meio das quais o cidadão poderá dizer o que gosta e o que discorda em uma proposta, dando subsídios reais ao relator; e ficha de tramitação intuitiva, que permite compreender melhor o processo legislativo e o caminho das propostas.

Foram criadas páginas temáticas, que reúnem notícias, transmissões ao vivo, propostas legislativas, estudos da consultoria, enquetes, comissões correlatas, agenda e legislação referentes ao tema. Outras páginas referem-se a conteúdos educativos, como “Entenda o Processo Legislativo” e “História e Arquivo”.

Todas as páginas apresentam conteúdo explicativo, seja por meio de interrogações que exibem conceitos que não são de domínio público ou por meio de pequenos vídeos com animações explicativas.

A reformulação das páginas será feita em etapas até o final de 2019, quando todo o portal estará disponível no novo formato.

As mudanças foram definidas após várias fases de estudos e diagnósticos, que compreenderam debates internos sobre os problemas do portal anterior. O diagnóstico embasou, ainda, a organização do concurso que selecionou duas propostas de cidadãos como contribuição para a reformulação do portal.

Da Redação – MB
Com informações da Assessoria de Imprensa

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.