Política e Administração Pública

Proposta manda checar idade limite de PM e bombeiro na inscrição do concurso

01/11/2018 - 15:56  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
CPI da Lei Rouanet - Reunião ordinária para tomada de depoimentos - Dep. Alberto Fraga (DEM-DF)
Deputado Alberto Fraga: proposta quer evitar injustiças e adequar a norma à jurisprudência do STF sobre o tema

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3810/15, do deputado Alberto Fraga (DEM-DF), que pretende estabelecer a data de inscrição no concurso público como momento para verificação da idade máxima para matrícula em curso de formação para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O texto altera o Estatuto dos Policiais Militares do Distrito Federal (Lei 7.289/84) e o Estatuto dos Bombeiros do Distrito Federal (Lei 7.479/86).

“Em alguns concursos o candidato ao se inscrever obedecendo a todas as cláusulas editalícias, ou seja, dentro da idade imposta em edital, acaba excedendo o limite no momento em que é convocado para a matrícula no curso de formação ou no momento da nomeação e posse, sendo impedido pela administração pública de prosseguir no certame”, disse Alberto Fraga.

Para o autor da proposta, a ideia é evitar injustiças e ajustar as normas à jurisprudência. “O Supremo Tribunal Federal se orienta no sentido de que o limite de idade deve ser aferido no ato da inscrição no concurso e não na data de inscrição no curso de formação”, ressaltou.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3810/2015

Íntegra da proposta