Política e Administração Pública

Frente parlamentar quer impedir privatização da Casa da Moeda

07/03/2018 - 20:16  

Garantir a soberania e o patrimônio nacionais. Esse é o objetivo da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Casa da Moeda do Brasil, segundo informa o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ). Ele coordena o colegiado, que conta com o apoio de 208 deputados e 14 senadores, e foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (7), com a presença de vários funcionários da estatal, que tem sede no Rio de Janeiro.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Lançamento da frente. Dep. Celso Pansera (PMDB - RJ)
Celso Pansera: é importante que patrimônios estratégicos permaneçam sob o controle da União

O coordenador explicou que o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, emitiu nota aconselhando a privatização da Casa de Moeda, e que a mobilização dos parlamentares quer impedir essa ação.

"Se a gente não estabelecer um debate, não mostrar que há resistência da população contra a venda da Casa da Moeda, o governo encaminhará a medida com certeza. É importante que patrimônios estratégicos para um projeto de Nação permaneçam sob o controle da União", opinou Pansera.

O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) também acredita que lutar contra a privatização da Casa da Moeda é garantir não apenas o direito dos trabalhadores, mas também a soberania nacional. “Pergunto se os chineses, se os americanos entregam para outros países o controle da produção da sua moeda nacional. É claro que não. O governo Temer está querendo desmontar o Estado brasileiro, mas eu tenho a convicção de que a gente vai acumular força e conseguir vencer essa batalha.”

Mudança de planejamento
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Casa da Moeda, Aluízio Junior, informou que, desde 2008, foram investidos mais de R$ 1 bilhão para ampliar a capacidade produtiva da estatal. A previsão era que a produção aumentasse em 15% ao ano.

No entanto, segundo o sindicalista, desde 2016 o governo mudou o planejamento em relação à Casa da Moeda, e a empresa passou a ser gerida sem visar mais ao lucro. “O papel dela passou a ser garantir a nossa soberania monetária, que o cidadão brasileiro circule pelo mundo com um passaporte confiável e de qualidade; produzir formas do governo ter o controle da arrecadação. A Casa da Moeda se especializou em fazer isso.”

Para Aluízio Junior, o Executivo não deveria agir para fazer com que a empresa deixe de ser lucrativa com o objetivo de privatização.

Reportagem – Mônica Thaty
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.