Política e Administração Pública

Aprovado projeto-padrão para obra de saúde e educação financiada por emenda parlamentar

15/12/2017 - 13:43  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência pública para debater sobre a Inclusão no Mercado de Trabalho da Pessoa com Deficiência e Reabilitados pelo INSS, Auxílio Inclusão - Lei 13. 146/2015. Dep. Flávia Morais (PDT - GO)
Flávia Morais apresentou emenda para "evitar interpretações equivocadas sobre quais projetos devem ser padronizados"

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 5909/16, do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), que determina que as obras mais recorrentes da administração pública em saúde e educação, como construção de escolas públicas ou postos de saúde, deverão ter projetos padronizados quando financiadas por emendas de deputados e senadores ao orçamento.

O objetivo do projeto é obrigar o governo federal a prover as prefeituras, principais beneficiadas com as emendas parlamentares, de projetos padronizados nas duas áreas sociais, agilizando a execução dos recursos.

O projeto recebeu parecer favorável da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que apresentou uma emenda.

Projeto executivo
O texto original determina que os projetos padronizados deverão conter projeto básico da obra, memorial descritivo e plantas, projeções e detalhes necessários à especificação de todos os elementos construtivos.

A emenda inclui também o projeto executivo da obra. A diferença entre o básico e o executivo é que o primeiro é necessário para a caracterização do objeto a ser contratado (por exemplo, a construção de uma escola), e o segundo é necessário para a execução da obra.

“A utilização de projetos-padrão irá tornar o processo de contratação de obras públicas, decorrentes da execução de emendas parlamentares, muito mais simplificado, menos burocrático”, disse Flávia Morais.

O projeto altera a Lei de Licitações (Lei 8.666/93). A norma prevê apenas a existência de projetos padronizados, sem referências às emendas parlamentares.

Tramitação
O PL 5909/16 tramita de forma conclusiva e será analisado agora nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta