Política e Administração Pública

CCJ aprova criação de Comissão de Transparência e Governança Pública

06/10/2017 - 13:04  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Comissão Especial para análise, estudo e formulação de proposições relacionadas à Reforma Política - Mesa Redonda. Dep. Rubens Pereira Junior (PCdoB-MA)
O relator apresentou parecer pela aprovação da proposta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou projeto de resolução (PRC) da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) que cria, na estrutura da Câmara, a Comissão de Transparência e Governança Pública.

O PRC 35/15 confere à nova comissão a competência para analisar as seguintes matérias: combate à corrupção, responsabilidade na gestão fiscal e com os gastos públicos, instituição de práticas gerenciais modernas nos órgãos públicos, prestação eficiente de serviços públicos, transparência pública e prestação de informações à população, e democracia participativa e controle social do Estado.

O relator da proposta foi o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), que também recomendou a aprovação do PRC 213/17, que tramita apensado ao PRC 35/15 e tem idêntico teor. O apensado é de autoria do ex-deputado Adérmis Marini (SP).

Janete Capiberibe disse que o objetivo da proposta aprovada é dotar da Câmara de um fórum específico para debater “uma administração pública mais eficiente, eficaz e transparente.”

O projeto altera o Regimento Interno da Câmara dos Deputados (RICD). Atualmente, a Casa abriga 25 comissões permanentes. Cabe a elas discutir e votar proposições como projetos de lei e propostas de emenda à Constituição (PECs), e realizar audiências públicas sobre temas considerados relevantes para a sociedade.

Tramitação
O PRC 35/15 será analisado agora pela Mesa Diretoria da Câmara dos Deputados, que tem a competência para analisar mudanças regimentais. Se aprovado, o projeto será votado no Plenário da Câmara.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta