Política e Administração Pública

Comissão debate fechamento de agências de bancos públicos

02/10/2017 - 15:17  

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados promove nesta quinta-feira (5) audiência pública para discutir o fechamento de agências de bancos públicos. O debate foi proposto pelos deputados Valadares Filho (PSB-SE) e Erika Kokay (PT-DF).

Segundo os deputados, existe um descompasso entre a função pública dos bancos públicos e a visão empresarial bancária privada. “No discurso da Federação Brasileira de Bancos, as agências físicas deixam de existir em favor do atendimento digital. Porém, tal lógica economicista não se aplica ao Nordeste, Norte e Centro-Oeste, particularmente no que diz respeito às pequenas cidades”, dizem eles no requerimento da audiência.

Eles também citaram dados do jornal Valor Econômico para justificar a importância do debate. “No primeiro trimestre deste ano, o Banco do Brasil fechou 563 agências, a Caixa Econômica Federal anunciou o fechamento de 120 e o Banco do Nordeste do Brasil fechou 19”.

Convidados
Foram os convidados para discutir o assunto, entre outros:
- o coordenador-geral de Prospecção e Análise dos Fundos da Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Nacional, Carlos Henrique Rosa; e
- o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo de Souza.

Confira a relação completa de convidados.  

A audiência pública será realizada a partir das 9h30, no plenário 13.

Assista ao vivo pela WebCâmara

Reportagem – Alex Akira
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.