Política e Administração Pública

Privatização de usinas hidrelétricas é tema de audiência na quinta

18/09/2017 - 14:31  

As comissões de Finanças e Tributação; e de Minas e Energia discutem nesta quinta-feira (21) a possível privatização de usinas hidrelétricas. “Segundo notícias recentes na imprensa brasileira o governo federal está analisando a possibilidade de privatizar até 14 usinas hidrelétricas antigas pertencentes às subsidiárias Chesf, Furnas e Eletronorte”, afirma o deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA), que pediu a realização do debate.

Dentre os ativos que podem ser vendidos, ressalta o parlamentar, está a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), principal geradora e transmissora de energia para o Nordeste.

“Além de afetar as contas de luz de todos os brasileiros, a ideia em questão vai gerar uma receita extra para as contas públicas com as outorgas e tem grande potencial de reforçar o caixa da estatal e melhorar as contas do governo", avalia Negromonte Jr.

No último dia 23, o governo anunciou a inclusão de 57 novos projetos no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), no âmbito do qual são feitas as privatizações. Do pacote, constam estradas, portos, aeroportos, e empresas públicas como a Eletrobras e a Casa da Moeda.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho;
- o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira;
- o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior; e
- o presidente da Chesf, Sinval Zaidan Gama.

A audiência será realizada a partir das 10 horas, em local a definir.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.