Política e Administração Pública

Câmara homenageia o Dia Nacional do Administrador

11/09/2017 - 18:38  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia do Administrador
Deputados ressaltaram importância do administrador para o planejamento das empresas públicas e privadas

O Dia Nacional do Administrador, comemorado em 9 de setembro, foi homenageado pela Câmara nesta segunda-feira (11), em sessão solene proposta pelos deputados Izalci Lucas (PSDB-DF) e Hildo Rocha (PMDB-MA).

Izalci Lucas ressaltou que a profissão é a que mais cresce no País. “As empresas não são obrigadas a ter um profissional administrador, porém, hoje, eles são imprescindíveis nas áreas pública e privada”, afirmou. 

O deputado também apontou falta de planejamento no Brasil para uma melhor gestão. “No País, sempre falam em falta de profissionais em diversas áreas. O que está faltando é uma gestão melhor. Temos profissionais, não temos é o planejamento”. 

Hildo Rocha acrescentou que cargos estratégicos em órgãos públicos e empresas privadas possuem profissionais qualificados e registrados nos conselhos regionais de Administração. Ele também lembrou a lei que regulamentou a profissão. “Em 9 de setembro de 1965, a Lei 4.769 regulamentou a profissão de administrador. Por isso, essa data foi  escolhida para a homenagem, por meio da Lei 12.967, de 2014”, explicou. 

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a importância do administrador. “A maioria das empresas que saem do mercado poderiam ter tido maior sucesso caso tivessem à frente administradores capazes de entender as demandas, liderar os empregados e garantir os justos retornos financeiros”, afirmou.

Para Maia, “o dinamismo, a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e a resiliência para superar as adversidades são características fundamentais de um bom profissional da área”.

Reportagem - Alex Akira
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.