Política e Administração Pública

Doação de terreno da União para Embaixada de Cabo Verde é aprovada em comissão

07/08/2017 - 16:17  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4256/16, do Executivo, que autoriza a União a doar um lote em Brasília para a instalação da Embaixada da República de Cabo Verde. A proposta recebeu parecer favorável do deputado André Figueiredo (PDT-CE).

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Seminário sobre o jogo Baleia Azul. Dep. André Figueiredo (PDT - CE)
André Figueiredo: Brasil e Cabo Verde têm intensificado os laços bilaterais

O terreno se localiza no Setor de Embaixadas Norte (lote 44), uma área da capital federal que abriga chancelarias e organismos internacionais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Relações
Brasil e Cabo Verde mantém relações diplomáticas desde 1975. Em 1980, o governo brasileiro abriu uma embaixada na cidade de Praia, capital cabo-verdiana. O relator destacou a importância da instalação da chancelaria do país africano no Brasil.

“Os dois países já firmaram acordos de cooperação e trocaram diversas visitas de alto nível. Essa sequência de eventos expressa o esforço de ambas as partes em intensificar os laços bilaterais”, disse Figueiredo. Ele lembrou ainda que Brasil e Cabo Verde fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Cabo Verde é formado por um conjunto de ilhas situadas a 455 quilômetros da costa africana. A área total do país soma 4.033 quilômetros quadrados. A população residente é estimada em 434,3 mil habitantes.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será votado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovado, segue para o Senado.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4256/2016

Íntegra da proposta