Política e Administração Pública

Comissão externa debate transposição do São Francisco

11/07/2017 - 11:12  

A comissão externa sobre a transposição do Rio São Francisco realiza audiência pública nesta tarde para ouvir a assessora técnica do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração Nacional Juliana Ribeiro Silveira.

O projeto da transposição se estende por 477 km e é dividido nos eixos leste, com 217 km, e norte, com 260 km. O eixo leste já foi inaugurado em março e o eixo norte deve ficar pronto ainda neste ano, segundo expectativa do governo.

Para o coordenador da comissão, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que propôs o debate, apesar de ser um grande avanço no combate à seca, a transposição do São Francisco já é vista como insuficiente para resolver os problemas hídricos da região e “surgiu a proposta de realizar a transposição das águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco”.

“Desta forma, se faz necessário aumentar o debate sobre o assunto, cumprindo o objetivo desta comissão, que pretende estudar os fatos e atos relevantes da transposição do Rio São Francisco e contribuir para a eficiência desse empreendimento que está prestes a ser concluído”, disse Matos.

A comissão
O colegiado começou a funcionar em fevereiro de 2015, fez visitas técnicas às obras, realizou seminários regionais em Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Ceará e ouviu ambientalistas, pesquisadores, representantes da sociedade civil e dos governos estaduais e municipais.

O prazo para o encerramento dos trabalhos ainda não foi definido e haverá um relatório final das atividades do colegiado. O relator da comissão é o deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB).

A audiência será realizada no plenário 15, a partir das 15 horas, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.