Política e Administração Pública

Comissão de Orçamento vota projeto que libera verbas para retomar emissão de passaportes

O dinheiro realocado deverá vir de convênios com organismos internacionais em vez de verbas da educação, como era a proposta do governo

04/07/2017 - 09:24  

Toninho Tavares/Agência Brasília
Relações Exteriores - geral - passaportes Polícia Federal identificação exterior viagens turismo
Cerca de 8 mil passaportes são emitidos diariamente pela PF

A Comissão Mista de Orçamento vota nesta terça-feira (4) o projeto que permitirá à Polícia Federal (PF) retomar a emissão de passaportes, suspensa desde a noite de terça passada (27/6) por falta de recursos.

O Projeto de Lei do Congresso (PLN) 8/17 reforça o orçamento da PF em R$ 102,4 milhões. O texto, enviado pelo governo, recebeu parecer favorável do relator, deputado Delegado Francischini (SD-PR), que apresentou uma emenda.

Acordo
Inicialmente, o projeto previa, como fonte para a suplementação orçamentária da PF, o cancelamento de recursos do Ministério da Educação. Mas tanto o presidente da Comissão de Orçamento, senador Dário Berger (PMDB-SC), como o deputado Francischini, criticaram a medida.

Depois de conversas com o governo, ficou decidido que os recursos virão de cancelamento, no mesmo montante, de verbas destinadas a convênios com organismos internacionais, alocadas no orçamento do Ministério do Planejamento. A emenda de Francischini dá cumprimento ao acordo.

A reunião da Comissão de Orçamento acontece no plenário 2, a partir das 14h30.

Acompanhe a reunião ao vivo pelo WebCâmara.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.