Política e Administração Pública

Legislativo é o mais fiscalizado dos Poderes por entidades de transparência, ressaltam deputados

28/06/2017 - 15:12  

Billy Boss - Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre as possibilidades de controle das contas públicas usando dados abertos
Deputados defenderam mais fiscalização das receitas públicas, e não só das contas públicas, trabalho feito pelos tribunais de contas

Os deputados Victor Mendes (PSD-MA) e Hildo Rocha (PMDB-MA) afirmaram nesta quarta-feira (28) que os outros poderes da República não recebem o mesmo tratamento que o Legislativo pelas entidades que fiscalizam as contas públicas, como a Contas Abertas e o Observatório Social.

Segundo eles, o foco dessas organizações da sociedade civil é quase sempre o Parlamento. O representante da Associação Contas Abertas, Francisco Gil Castello Branco Neto, negou o tratamento diferenciado, citando várias matérias denunciando problemas nas contas do Judiciário.

Hildo Rocha reiterou o tratamento desigual, provocando um início de discussão na audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara que debateu a disponibilização de informações pelos órgãos públicos em dados abertos – aqueles que podem ser acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa.

Victor Mendes destacou que parlamentares são passageiros, enquanto juízes, por exemplo, são vitalícios e deveriam também ser fiscalizados.

Receitas públicas
Rocha também defendeu mais fiscalização das receitas públicas. “Temos cultura grande de dar transparência aos gastos públicos, mas não temos a mesma sensibilidade no que diz respeito às receitas públicas. Os tribunais de contas pecam muito nas auditorias das receitas”, opinou.

Ele criticou a falta de preocupação com a ineficácia no gasto de recursos. “Há preocupação sobre quanto custa um vereador, mas não sobre quanto foi arrecadado de IPTU”, acrescentou.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.