Política e Administração Pública

Comissão da Transposição do São Francisco faz nova audiência nesta tarde

27/06/2017 - 09:40  

Divulgação/Ministério da Integração Nacional
Governo - obras públicas - transposição do Rio São Francisco foto em agosto 2015
Transposição deve beneficiar 12 milhões de pessoas no sertão de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte

A comissão externa sobre a transposição do Rio São Francisco ouve nesta tarde o diretor de Obras e Cooperação, general de brigada Daniel de Almeida Dantas.

O projeto da transposição se estende por 477 km e é dividido nos eixos leste, com 217 km, e norte, com 260 km.O eixo leste já foi inaugurado em março e o eixo norte deve ficar pronto ainda neste ano, segundo expectativa do governo.

Problemas
De acordo com o coordenador do grupo, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que propôs o debate, o colegiado tem a obrigação de investigar os consecutivos atrasos na conclusão das obras e buscar as soluções possíveis. "Desta forma, se faz necessário ouvir o Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, ainda porque o mesmo foi responsável pelo início das obras da transposição", afirma Matos.

A comissão
O colegiado começou a funcionar em fevereiro de 2015, fez visitas técnicas às obras e realizou seminários regionais em Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Ceará e ouviu ambientalistas, pesquisadores, representantes da sociedade civil e dos governos estaduais e municipais.

A comissão composta por 15 parlamentares, sob a presidência do deputado Raimundo Gomes de Matos. O prazo para o encerramento dos trabalhos ainda não foi definido e haverá um relatório final das atividades do colegiado.

A audiência será realizada no plenário 16, a partir das 14h30, e poderá ser acompanhada pelo WebCamara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.