Política e Administração Pública

Instalada comissão para analisar status de ministério à Secretaria-Geral da Presidência

Texto está sendo questionando no Supremo Tribunal Federal por quatro ações diretas de inconstitucionalidade; presidente do colegiado, o deputado Laerte Bessa prevê aprovação

13/06/2017 - 17:22  

Leonardo Prado/Câmara dos Deputados
Comissão Mista sobre a MP 783/17. Dep. Laerte Bessa (PR - DF)
O deputado Laerte Bessa preside a comissão mista

Foi instalada nesta terça-feira (13) a comissão mista que irá analisar a Medida Provisória 782/17, que altera a estrutura administrativa do governo. Entre outros pontos, a MP concede status de ministério à Secretaria-Geral da Presidência da República.

O presidente do colegiado é o deputado Laerte Bessa (PR-DF). O vice-presidente é o senador Fernando Bezerra Coelho. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) foi designado relator. O deputado Cleber Verde (PRB-MA) é o relator-revisor. Todos os nomes foram definidos por acordo partidário.

Esta medida provisória está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) por quatro ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs). As ações afirmam que a MP 782 é semelhante à MP 768/17, que perdeu a validade sem ter sido aprovada no Congresso.

A Constituição veda a reedição, no mesmo ano, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou perdido a eficácia. As ADIs foram ajuizadas pela Rede, Psol, PT e pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A relatora das ações é a ministra Rosa Weber.

O deputado Laerte Bessa disse hoje não acreditar em uma decisão do Supremo que anule a MP. “O Congresso Nacional é que legisla. Acredito que vamos, num prazo bem exíguo, aprovar essa medida provisória”, disse.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 782/2017

Íntegra da proposta