Política e Administração Pública

Produtores locais poderão ter preferência nas compras de alimentos pelo Estado

02/09/2016 - 15:39  

A Câmara dos Deputados analisa proposta que assegura a produtores de hortifrutigranjeiros locais preferência nas compras de alimentos feitas pela administração pública. A medida está prevista no Projeto de Lei Complementar 289/16, do deputado Miguel Lombardi (PR-SP), que altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/06).

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Nacional dos Vicentinos. Dep. Miguel Lombardi (PR - SP)
Miguel Lombardi: mudança na legislação beneficia consumidores e agricultores

O texto da proposta estabelece que, em caso de equivalência de preços apresentados por microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações, será dada prioridade à oferta daquelas com sede e produção locais.

Atualmente, conforme o estatuto, na hipótese de equivalência dos valores apresentados é realizado sorteio entre microempresas e companhias de pequeno porte para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

“A alteração vai ao encontro dos anseios de consumidores e produtores, pois a aquisição de produtos de origem local atende tanto à premência de se consumir um produto animal e vegetal o mais fresco e mais saudável, além de promover o desenvolvimento da microeconomia local”, justifica o autor.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta