Política e Administração Pública

Comissão prevê instalação, em banheiros coletivos, de torneiras que evitem desperdício de água

29/05/2017 - 19:38  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira para tratar de assuntos da pasta. Presidente da CTASP, dep. Orlando Silva (PCdoB-SP)
O relator, deputado Orlando Silva, estendeu a obrigação da torneira a banheiros de uso coletivo em estabelecimentos privados

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta determinando que as torneiras situadas em dependências públicas ou privadas de uso coletivo sejam obrigatoriamente providas de temporizador de vazão. O objetivo é evitar desperdício de água.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), ao Projeto de Lei 4210/15, do ex-deputado Marcelo Belinati.

Órgãos privados
Pela proposta, caberá à Agência Nacional de Águas estabelecer, em 90 dias, cronograma de adaptação das torneiras em uso, conforme a capacidade econômica dos responsáveis, vedada a concessão de prazo superior a quatro anos, contados a partir da data de publicação da lei.

O projeto original determina a instalação desse tipo de torneira, no prazo de dois anos, apenas em órgãos públicos. O relator ampliou a exigência para banheiros privados de uso coletivo. Além disso, remete o estabelecimento de prazos de implantação do equipamento a um órgão regulador, inscrevendo-se na lei apenas o período máximo a ser concedido para que a norma seja implementada.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4210/2015

Íntegra da proposta