Política e Administração Pública

Proposta altera designação de membros do Tribunal de Contas da União

25/04/2017 - 12:20  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Felix Mendonça Junior (PDT-BA)
Mendonça Júnior: "Não há por que dar aos membros do TCU o mesmo tratamento
dado aos membros do STF e dos tribunais superiores"

Tramita na Câmara Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) que altera de ministro para conselheiro a designação dos membros do Tribunal de Contas da União (TCU).

O tratamento de conselheiro já é dado aos membros dos tribunais de contas dos estados e municípios. Na prática, a PEC uniformiza a designação nos três níveis federativos.

O TCU é formado por nove ministros, sendo três indicados pelo presidente da República e o restante pelo Congresso Nacional.

Equívoco
Mendonça Júnior explica que o objetivo da PEC 173/15 é corrigir “um equívoco terminológico da Constituição”. Para ele, os membros do TCU não podem receber o mesmo tratamento dado aos integrantes dos tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“O TCU é órgão auxiliar do Congresso Nacional no exercício do controle externo, e não órgão do Poder Judiciário”, alega o deputado. “Seus integrantes, a rigor, não são agentes políticos, mas servidores categorizados, visto que não integram nenhum dos Poderes da República.”

Tramitação
A PEC 173 será analisada inicialmente na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A análise ficará restrita à admissibilidade do texto. Se aprovada, o mérito do texto será discutido e votado em uma comissão especial de deputados, criada especificamente para esse fim.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre