Política e Administração Pública

Auditoria vai analisar contrato do Ministério da Fazenda com empresa

19/01/2017 - 10:12  

Leonardo Prado / Câmara dos Deputados
VII Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos discute “A PEC 241 E OS IMPACTOS NA POLÍTICA ECONÔMICA BRASILEIRA”. Dep. Valtenir Pereira (PMDB-MT)
Para Valtenir Pereira, diante das denúncias mencionadas, é inegável a conveniência e oportunidade desta proposta

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) em contratos firmados pelo Ministério da Fazenda com a empresa Partnersnet Comunicação Empresarial, que presta serviços de assessoria de imprensa.

A apuração foi solicitada pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR), por meio da Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 150/13, e analisada pelo relator, deputado Valtenir Pereira (PMDB-MT), que apresentou relatório prévio favorável.

Pelo relatório, o TCU deverá investigar todos os atos praticados pelo ministério com a empresa a partir de 2011 e comunicar o resultado da auditoria à comissão.

A Constituição permite que as comissões permanentes da Câmara e do Senado realizem a fiscalização de atos de outros poderes, com auxílio do TCU.

Caso
O deputado Rubens Bueno apresentou a PFC 150 após a revista Época veicular matéria em 2013 afirmando que o Ministério da Fazenda matinha, durante a gestão do então ministro Guido Mantega, contrato irregular de prestação de serviços com a Partnersnet. Segundo denúncia de uma ex-funcionária da Partnersnet, a empresa distribuíra dinheiro vivo a dois assessores diretos do ministro.

Após a fiscalização, o parecer do TCU será analisado pela comissão, que votará um relatório final com recomendações sobre o assunto.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PFC 150/2013

Íntegra da proposta