Política e Administração Pública

Projeto isenta prefeituras de IPI na compra de máquinas usadas em obras públicas

Essas máquinas e equipamentos comprados com isenção só poderão ser vendidas depois de três anos

14/07/2016 - 07:25  

A Câmara dos Deputados analisa proposta que isenta prefeituras de todo o País do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nas compras de tratores, máquinas e equipamentos rodoviários utilizados em obras públicas.

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o PL 1407/15, que dispõe sobre a prestação do serviço de telefonia móvel em regime público. Dep. Daniel Vilela (PMDB-GO)
Vilela: iniciativa importante não só para os municípios, mas para o Brasil como um todo

A medida está prevista no Projeto de Lei 1205/15, do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), que também isenta de IPI compras de partes e peças dos veículos e equipamentos citados.

“Tratores, máquinas e equipamentos rodoviários utilizados pelas prefeituras municipais em obras públicas são produtos caros e sofisticados. E a incidência de IPI sobre esses equipamentos onera ainda mais seus preços finais. O objetivo é torná-los mais acessíveis aos municípios brasileiros”, justifica o parlamentar.

O projeto assegura ainda a manutenção e a utilização dos créditos do IPI, relativos a matérias-primas, produtos intermediários e material de embalagem efetivamente utilizados na industrialização dos referidos bens.

Por fim, o texto estabelece que a venda de qualquer dos produtos antes de três anos a pessoas não contempladas com a isenção obriga o comprador a pagar não só o IPI, mas também acréscimos legais e penalidades previstas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1205/2015

Íntegra da proposta