Política e Administração Pública

Nova Frente Parlamentar lutará por mais eficiência em obras públicas

21/10/2015 - 14:29  

Foi instalada na manhã desta quarta-feira (21), na sala da presidência da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa da Utilização por Órgãos Governamentais da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção – BIM.

De acordo com o presidente da frente, deputado Julio Lopes (PP-RJ), o objetivo é garantir mais eficiência e segurança para a construção civil, bem como reduzir custos. “É fundamental que os projetos no Brasil tenham mais qualidade e previsibilidade; para isso, é imprescindível a adoção — como exigência nas concorrências de obras públicas — de ferramentas e serviços certificados, como o Building Information Modeling (BIM)”, afirmou Julio Lopes.

A metodologia BIM envolve toda a cadeia produtiva e tem, conforme ressalta o deputado, benefícios evidentes em todas as fases das obras, “dos primeiros estudos até a operação, passando pelo detalhamento do projeto e sua construção”.

Parlamentares criadores da frente basearam-se em exemplos de países como Inglaterra e Bélgica, onde não podem ser contratadas obras que não tenham sido desenvolvidas na plataforma. “No sistema BIM, são verificados automaticamente preço e certificação, além de ficarem registrados os nomes de quem projetou e de quem fiscalizou a obra”, destacou Julio Lopes.

Também integram a frente parlamentar:

- 1º vice-presidente: deputado Carlos Marun (PMDB-MS)
- 2º vice-presidente: deputado João Paulo Papa (PSDB-SP)
- 3º vice-presidente: deputado Caetano (PT-BA)
- 1º secretário: deputado Hildo Rocha (PMDB-MA)
- 2º secretário: deputado Leopoldo Meyer (PSB-PR)
- 3º secretário: deputado José Nunes (PSD –BA)
- Tesoureiro: deputado Marcos Abrão (PPS-GO)

Da Redação/JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.