Política e Administração Pública

Presidente do BNDES afirma que não existe motivação política em decisões do banco

27/08/2015 - 11:49  

Assista ao vivo

Todas as operações externas do BNDES passam por uma avaliação de risco do país beneficiado. A afirmação foi feita há pouco pelo presidente do banco, Luciano Coutinho, que depõe neste momento na CPI da Câmara dos Deputados que apura supostas irregularidades em operações de empréstimo da instituição.

“As decisões do banco são pautadas por um processo rigorosamente impessoal, sem qualquer motivação política”, disse Coutinho em resposta à pergunta do relator da comissão, deputado José Rocha (PR-BA).

Ele disse que as operações com Angola e Cuba, antes classificadas como secretas, por decisão ministerial, foram “desclassificadas” e estão disponíveis no site do BNDES.

Frigorífico
Questionado sobre a compra, pelo BNDESPar, braço de participações acionárias do banco, de ações do frigorífico Independência, ele afirmou que a decisão foi tomada com base em análise do balanço da empresa e com lastro em auditoria externa.

No final de 2008, o BNDESPar injetou R$ 250 milhões no frigorífico para comprar 21,8% do capital da holding Independência Participações S.A.. O grupo Independência entrou em recuperação judicial em fevereiro de 2009, três meses após o aporte da BNDESPar.

“O que ocorreu depois foi uma rápida deterioração da empresa”, afirmou o presidente do banco. Segundo ele, o banco não contrata uma operação de empréstimo ou acionária sem avaliar as condições de balanço e cadastrais da empresa que será beneficiada.

A reunião ocorre no plenário 11.

Continue acompanhando esta cobertura

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.