Política e Administração Pública

Relator questiona denúncias de favorecimento da Petrobras à Odebrecht

02/07/2015 - 18:25  

Assista ao vivo

O relator da CPI da Petrobras, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), questionou as denúncias de favorecimento à Odebrecht e de formação de monopólio no setor petroquímico apresentadas pelo empresário Auro Gorentzvaig.

Gorentzvaig, ex-acionista da Petroquímica Triunfo, disse que a empresa foi “expropriada” em benefício de uma subsidiária da empreiteira Odebrecht, a Braskem, operação, segundo ele, que teve participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o depoente, a Petrobras, sócia da Triunfo, efetuou uma manobra societária e repassou as ações da Triunfo à Braskem por valores abaixo do custo de mercado.

Na denúncia, ele afirma que havia um acordo pelo qual a estatal iria receber R$ 355 milhões pela sua parte na Petroquímica Triunfo, mas recuou e repassou suas ações à Braskem por R$ 117 milhões.

“Oportunismo”
Conforme o relator da CPI, Gorentzvaig está se aproveitando das denúncias da Operação Lava Jato para buscar reparação judicial. “Minha visão é que a família Gorentzvaig quer pegar carona nesse caso atual, e a CPI não pode ser instrumento para quem, inconformado por derrota jurídica, busca obter vantagem”, declarou.

A deputada Eliziane Gama (PPS-MA), autora do requerimento de convocação, protestou. “O relator está tentando desestabilizar o depoente desde o início”, criticou.

A reunião ocorre no plenário 2.

Mais informações a seguir

Reportagem – Antonio Vital
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.