Política e Administração Pública

Deputado pede que ministro ajude Congresso a ter pauta proativa

02/07/2015 - 12:22  

O deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) pediu que o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, ajude o Congresso Nacional a ter uma pauta proativa, para alavancar o desenvolvimento em curto e médio prazo. O ministro participou de comissão geral no Plenário da Câmara, nesta quinta-feira (2).

“Temos que ter regras claras, marcos regulatórios e trazer grandes investimentos, principalmente na infraestrutura logística”, disse Maldaner. O parlamentar afirmou que, como Unger, acredita que o Brasil vai dar a volta por cima, mas que o País passará por momentos difíceis em 2015 e 2016.

Já o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) afirmou que o momento não é bom para pensar assuntos estratégicos, na medida em que a “líder do País não tem o apoio necessário”, além de os indicadores de educação, saúde e segurança serem péssimos. “Qual País que resiste, quando o governo está de um lado, o Parlamento de outro e o Judiciário do outro?”, questionou. Ele acredita que a situação tende a piorar e que a presidente da República não tem a capacidade de chamar um “entendimento nacional”.

Participação do Congresso
Para Unger, “as grandes modificações estruturais não ocorrem em tempo de bonança econômica, mas em épocas de crises”. Ele acredita que justamente neste momento pode ser construído um novo modelo de desenvolvimento para o País e pediu que o Congresso participe dessa construção, acima de partidos e posições políticas.

“O sacrifício social exigido para o ajuste fiscal tem que ser entendido e justificado para o País como condição para um projeto democratizante, de oportunidades na educação e na produção”, destacou.

O ministro também defendeu queda da taxa de juros. “Juros elevados não devem ser o principal instrumento para combater a inflação. O principal instrumento deve ser a expansão da oferta”, completou. Ele também defendeu que o câmbio flutuante “flutue”. “Não devemos ter medo do mercado de câmbio, que neste momento está nos favorecendo”, apontou.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.