Política e Administração Pública

CPI da Petrobras ouve delegado da Polícia Federal em reunião fechada

02/07/2015 - 11:33  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras está reunida neste momento para ouvir os depoimentos de dois policiais federais e um empresário do setor petroquímico.

No momento, está sendo ouvido, em reunião fechada, o delegado da PF José Alberto de Freitas Iegas. Ele e o agente Dalmey Fernando Werlan são personagens de um caso de escuta ilegal investigada pela Corregedoria da corporação. Segundo o deputado Aluisio Mendes (PSDC-MA), que pediu os depoimentos na CPI, Werlan também poderá ser ouvido em reunião secreta, já que os nomes de ambos estão envolvidos no caso.

Em 2014, foi encontrado um aparelho de escuta na cela do doleiro Alberto Youssef, um dos principais delatores do esquema investigado na Operação Lava Jato, em Curitiba (PR).

A justificativa para os depoimentos alega que os nomes dos policiais foram relacionados ao caso em reportagem da revista Veja. Segundo a publicação, entre as hipóteses para a escuta estão uma disputa de poder entre policiais da Superintendência da PF no Paraná e até mesmo a fabricação de provas ilegais para permitir a anulação dos inquéritos. A Polícia Federal ainda não divulgou o resultado oficial das investigações internas sobre o episódio.

O outro convocado para falar hoje é o empresário Auro Gorentzvaig, ex-conselheiro e acionista da Petroquímica Triunfo, do Rio Grande do Sul. Ele acusa a Petrobras de comprar empresas do setor petroquímico por até três vezes o valor de mercado e de beneficiar a Odebrecht em uma operação acionária que fez a família perder o controle da Triunfo.

A reunião ocorre no plenário 2.

Mais informações a seguir

Reportagem – Antonio Vital
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.