Política e Administração Pública

Comissão arquiva pedido de auditoria na construção do Estádio Nacional de Brasília

03/06/2015 - 11:57  

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
Jorge Solla
Jorge Solla: estádio foi construído com recursos do GDF, e fiscalização cabe à Câmara Legislativa do DF e ao TCDF.

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados arquivou pedido de investigação de denúncias de irregularidades na construção do Estádio Nacional de Brasília, onde foram realizadas sete partidas da Copa do Mundo de 2014.

A auditoria foi solicitada pela Proposta de Fiscalização Financeira e Controle 111/13, dos deputados Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Izalci (PSDB-DF).

Os deputados argumentaram que auditorias do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) atestaram irregularidades nos contratos feitos para a construção do estádio, cuja obra consumiu mais de R$ 1 bilhão e se tornou a mais cara entre as doze arenas da competição.

Por isso, pediram que o Tribunal de Contas da União (TCU) analisasse os pagamentos e contratos feitos para a construção do Estádio Nacional.

Recursos do GDF
O relator da proposta, deputado Jorge Solla (PT-BA), no entanto, propôs o arquivamento da proposta de fiscalização. Ele argumentou que o estádio foi construído com recursos do governo do Distrito Federal (GDF), de forma que não caberia ao TCU auditar as contas.

“A fiscalização da aplicação desses recursos são de competência da Câmara Legislativa e do Tribunal de Contas do Distrito Federal, que fez auditoria nas obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014, desde o lançamento dos editais de licitação”, justificou.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta