Política e Administração Pública

Comissão de Desenvolvimento Urbano vai avaliar sistema de obras militares

Metodologia, que se aplica a todas as fases de uma obra, poderá ser empregada nos projetos do Ministério das Cidades, incluindo o Minha Casa, Minha Vida

22/05/2015 - 12:31  

A metodologia utilizada pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército será avaliada por um grupo de trabalho a ser formado na semana que vem pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, pela Caixa Econômica Federal, pelo Ministério das Cidades e pelo Exército.

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Audiência Externa
Parlamentares reunidos com comandantes do Exército para conhecer sistema de gestão de obras

O grupo terá prazo de 30 dias para analisar a implementação da tecnologia utilizada pela Engenharia do Exército no controle das obras do Ministério das Cidades, incluindo o Programa Minha Casa Minha Vida. "São 7.000 obras em andamento no ministério e o Exército tem uma metodologia que poderá ser empregada na gestão do Projeto Minha Casa Minha Vida e em outras obras", disse o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

A convite do presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), Kassab visitou na quarta-feira (20) o Comando do Exército para conhecer o Sistema Unificado do Processo de Obras (Opus), utilizado pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército por intermédio da Diretoria de Obras Militares, em todas as fases de uma obra: na decisão, no planejamento, na execução, no controle e na fiscalização.

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Audiência Externa. Presidente da CDU, dep. Júlio Lopes (PP-RJ)
Júlio Lopes (ao centro): "O Exército está na dianteira do País"

Para o deputado Júlio Lopes, o Exército está “na dianteira do País e com iniciativas semelhantes às de grandes países do mundo no controle e na gestão de suas obras”.

Opus
De acordo com o diretor de Obras Militares, general Marcelo Eschiletti, o Opus “é um sistema informatizado de apoio à decisão que visa suportar as funcionalidades de planejamento, fiscalização e execução de obras e serviços de engenharia; tanto no nível executivo quanto gerencial e estratégico, uma vez que permite conhecer e acompanhar todas as obras do Exército, desde a decisão do empreendimento até a sua finalização”.

Segundo o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General Joaquim Maia Brandão, a economicidade proporcionada pela utilização do Opus traz benefícios para toda a sociedade brasileira.
“O importante é a gestão em todas as etapas dos empreendimentos, desde a decisão estratégica até o produto final. Tendo planejamento, controle e fiscalização, é possível atingir os objetivos de uma obra", explicou o general lembrando que foram oito anos de estudo e aplicação no desenvolvimento do sistema.

O General Villas Bôas, Comandante do Exército, colocou a Força à disposição das instituições que procuraram conhecer o processo de gestão das obras militares. "Na contemporaneidade, ninguém pode pensar em Defesa de maneira isolada; nós temos uma contribuição a dar ao País em relação à tecnologia, ao ensino e em outros processos quando se fala em Engenharia. Estamos à disposição para sentarmos e colaborarmos para o engrandecimento do País", ressaltou.

Participaram também da reunião, o diretor titular adjunto do Deconcic e coordenador do Programa Compete Brasil da Fiesp, Mario William Esper; os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), José Nunes (PSD-BA), Heuler Cruvinel (PSD-GO); o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Elton Santa Fé Zacarias, a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães; o secretário Nacional de Saneamento Ambiental; Paulo Magalhães, o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Dario Lopes; o secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Luis ramos; o coordenador-geral do PAC na CEF, Luiz Alberto Sugahara e o vice-chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General Megide.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.