Política e Administração Pública

Começa audiência sobre transposição do São Francisco com representantes de estados

14/04/2015 - 14:59  

Assista ao vivo

Começou há pouco audiência pública da comissão externa que acompanha a transposição do rio São Francisco para discutir o plano de integração de bacias e o estágio em que se encontram os eixos da obra no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Ceará.

A reunião foi sugerida pelo deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que defendeu a necessidade de conhecer o andamento das obras em bacias hidrográficas em cada estado. “Trata-se de uma obra de dimensões gigantescas que gera, além de muita expectativa junto aos governos e populações, uma série de atividades e ações de caráter local, que também podem provocar interferências no andamento das obras”, argumenta.

Participam do debate representantes de três estados envolvidos na obra do projeto de integração. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, José Mairton Figueiredo França; o secretário da Infraestrutura dos Recursos Hídricos do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo Lins Filho; e o secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco José Coelho Teixeira.

Hoje, 70,7% das obras de infraestrutura do Projeto São Francisco estão em fase de execução, com previsão para entrega em 2016, segundo estimativas do Ministério da Integração Nacional. Inicialmente, as obras de transposição hídricas foram planejadas nos eixos Norte e Leste, que englobavam 14 trechos de obras. Desde 2011, o ministério adota o sistema de metas para monitorar o andamento de seis trechos de obras.

O debate ocorre no plenário 15.

Mais informações a seguir

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.