Política e Administração Pública

Kassab defende investimentos em mobilidade urbana

31/03/2015 - 10:34  

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse há pouco que há famílias, nas grandes cidades, que gastam cerca de cinco horas para se locomover entre a residência e o local de trabalho. Daí a importância, avaliou, dos investimentos em curso para melhorar a mobilidade urbana. Ele participa de audência na Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Kassab ressaltou que vários projetos foram iniciados após as manifestações populares de junho de 2013. Segundo ele, os investimentos federais são necessários, pois não há capacidade por parte do setor privado. O ministro disse que, em vários países europeus, os dispêndios em metrôs e trens são responsabilidade federal.

Situação semelhante ocorre no setor de saneamento, disse Kassab. Ele afirmou que houve um avanço expressivo nos últimos anos, como resultado também de parcerias com entes federados. O ministro estimou, porém, que serão necessários mais 30 anos de investimentos para atingir patamares adequados no saneamento.

Kassab destacou ainda a atuação do Ministério das Cidades no planejamento urbano, área em que a pasta vem atuando cada vez mais intensamente.

O debate foi proposto pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS). Ele abriu o debate destacando que o trabalho da comissão está diretamente relacionado às atividades desenvolvidas pelo ministério, como as áreas de mobilidade urbana e habitação, entre outras.

A audiência prossegue no Plenário 12.

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.