Política e Administração Pública

Relançada Frente Parlamentar da Juventude

05/03/2015 - 19:04  

Zeca Ribeiro - Câmara dos Deputados
Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude. Dep. Luizianne Lins (PT-CE)
Luizianne: jovens são mais vulneráveis a problemas sociais e precisam de atenção especial na redução da criminalidade, entre outros.

A Frente Parlamentar da Juventude foi lançada novamente na Câmara por iniciativa da deputada Luizianne Lins (PT-CE). A deputada defendeu o fortalecimento da discussão sobre políticas públicas para os jovens no Parlamento e lembrou-se de experiências da frente em legislaturas anteriores, como a aprovação do Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13).

Luizianne Lins disse também ter expectativas de discutir em nível nacional políticas que foram implementadas em seu estado, no Ceará, como os Centros Urbanos de Cultura e Arte, os Cucas. "Todo mundo tem um filho, todo mundo tem um sobrinho, todo mundo tem um parente jovem. E a gente sabe que é um setor que ao invés de ser punido, culpabilizado, tem que ser protegido. Até porque a gente quer cuidar muito bem do nosso presente, né? Não só do futuro."

Problemas sociais
A deputada acrescentou que os jovens são mais vulneráveis aos problemas sociais e que precisam de atenção especial dos parlamentares em debates sobre políticas de prevenção contra as drogas, entrada do mercado do trabalho, redução da criminalidade, educação, cultura, esporte e lazer. Luizianne ressaltou ainda os altos índices de mortalidade de jovens e, em especial, da população negra - tema que será discutido em CPI já aprovada na Câmara.

O secretário Nacional de Juventude da Presidência da República, Gabriel Medina, tem expectativa de que a frente faça uma atuação conjunta com o Poder Executivo. "A nossa relação vai ser muito estreita para que a gente possa avançar no campo dos direitos da juventude e assegurar vidas mais saudáveis, vidas mais seguras, vidas com mais inclusão social".

Protagonismo dos jovens
Já a diretora executiva da União Nacional dos Estudantes, Mirelly Cardoso, espera que a frente atue em defesa de mais protagonismo dos jovens na elaboração de políticas públicas. "Ela quer ser tratada como sujeito de direito, quer falar o que ela quer, não quer mais uma juventude tutelada, que alguém se comunique por ela".

Presente no lançamento da frente, a atual senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que integrou a frente na legislatura anterior, quando era deputada, espera que o Congresso esteja mais atento aos pontos de vista dos jovens na discussão de temas como a violência, os autos de resistência, o desarmamento, a maioridade penal, o Plano Nacional de Educação e a reformulação do ensino médio. "A frente, sem dúvida nenhuma, é importante porque é mais um espaço plural, suprapartidário, que nós teremos aqui no âmbito do Congresso Nacional para promover o debate acerca de um tema muito importante que é a necessidade de avançar no que diz respeito às políticas públicas de juventude."

A coordenadora da frente, Luizianne Lins, afirmou que o colegiado vai fazer a revisão de trechos da legislação que se relacionam ao setor e defender a regulamentação do Estatuto da Juventude. 

Reportagem - Emily Almeida
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 20/2011

Íntegra da proposta