Política e Administração Pública

Vice-presidente vai priorizar trabalho pela melhoria da educação

04/02/2015 - 19:07  

Arquivo/Gustavo Lima
Waldir Maranhão
Waldir Maranhão: o caminho para responder aos anseios da sociedade é apostar no diálogo.

O primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), continuará a priorizar o trabalho pela melhoria da educação. "A expectativa é de um homem público, que tem a consciência de seu papel dentro do Parlamento brasileiro. E é com esse sentimento que eu quero colocar a tranquilidade de alguém que acredita na educação, nos valores humanos", disse ele.

Após assumir o cargo, o parlamentar afirmou que o caminho para responder aos anseios da sociedade é apostar no diálogo. "[Vamos] fazer do diálogo a [nossa] grande arma do avanço e das transformações - tão necessárias para construirmos, coletivamente, uma democracia forte, sólida, e um Parlamento independente", afirmou Waldir Maranhão.

Além de substituir o presidente da Câmara em suas ausências ou impedimentos, o primeiro vice-presidente é responsável por elaborar pareceres sobre os requerimentos de informações e os projetos de resolução. O cargo também é o segundo na Mesa Diretora do Congresso Nacional.

Idosos
Entre os projetos de Waldir Maranhão está o PL 7608/14, que estende o benefício assistencial de prestação continuada (BPC), no valor de um salário mínimo, a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Atualmente, a concessão do benefício só é permitida aos idosos a partir de 65 anos.

Perfil
Maranhão está no seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele é formado em medicina veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde também assumiu, por duas vezes, o cargo de reitor. Em 2006, começou a dedicar-se à política, elegendo-se deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Antes de se tornar vice-líder do Partido Progressista na Câmara, na última legislatura, Waldir Maranhão passou pelo PDT, PTB e PSB. Também foi vice-líder da Minoria e, em 2011, no início do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, foi vice-líder do governo.

Na última legislatura, foi presidente da Comissão de Legislação Participativa e integrou, como suplente, diversas comissões, tanto externas, quanto mistas, do Congresso Nacional.

Reportagem - Thyago Marcel
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 20/2011

Íntegra da proposta