Política e Administração Pública

Proposta em análise na Câmara cria vara federal em Cascavel

22/01/2015 - 17:23  

Proposta em análise na Câmara dos Deputados cria uma vara federal de competência criminal no município de Cascavel, no Paraná. A nova unidade judiciária será implantada na área de jurisdição do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre.

Conforme o texto (Projeto de Lei 8318/14), serão criados ainda 1 cargo de juiz federal; 1 de juiz substituto; 13 de analista judiciário; 4 de técnico judiciário; 1 cargo em comissão; e 13 funções comissionadas.

De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), autor da proposta, a criação da nova unidade judiciária se justifica pelo aumento do volume de processos, sobretudo por conta da criação dos juizados especiais federais. Dados do STJ informam que a subseção judiciária de Cascavel apresentou um aumento de 100% no número de processos criminais no período entre 2003 e 2012.

Conforme o projeto, as despesas decorrentes da criação dos órgãos judiciários e dos cargos correrão por conta das dotações orçamentárias da Justiça Federal de 1º grau.

Tramitação
O texto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para o Plenário da Câmara dos Deputados.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8318/2014

Íntegra da proposta