Política e Administração Pública

Câmara entrega prêmio Cidades Sustentáveis a 12 municípios

03/12/2014 - 20:54  

O prêmio Cidades Sustentáveis foi entregue a 12 municípios nesta quarta-feira (03) durante cerimônia realizada (3) no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Mais de 270 cidades aderiram ao programa, que classificou 57 municípios de todo o País para o evento de premiação. Eles foram divididos em quatro categorias: metrópoles, municípios grandes, médios e pequenos.

O prêmio inédito reconhece e valoriza prefeituras que têm se destacado na criação, manutenção e atualização de observatórios que acompanhem indicadores e programas de metas voltados à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável.

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Cerimônia de entrega do Prêmio Cidades Sustentáveis. Prefeito de Canoas-RS, Jairo Jorge
Jairo Silva: o prêmio incentiva iniciativas que estão fazendo a diferença, inovando, procurando novas respostas para novos problemas.

Autor do Projeto de Lei 4095/12, que estimula a construção de moradias sustentáveis, o deputado Bohn Gass (PT-RS) disse que premiações como essa devem sempre ser incentivadas pelo Poder Legislativo. "Nós queremos premiar quem faz ações positivas, afirmativas, em relação ao tema ambiental e da sustentabilidade. [Devemos] estimular os prefeitos para que todos queiram o prêmio, ou seja, que todos se preparem em suas cidades para disputar esse prêmio, que é tão importante."

Desafio dos gestores
Representante da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e um dos vencedores da premiação, o prefeito de Canoas, Rio Grande do Sul, Jairo Jorge da Silva, concorda que a valorização do governante seja fundamental para incentivar outros gestores. "É exatamente o que este prêmio incentiva: boas práticas e iniciativas de prefeituras que estão fazendo a diferença, inovando, procurando novas respostas para novos problemas. Isso é o grande desafio dos gestores no século 21."

Outro vencedor do prêmio Cidades Sustentáveis foi o prefeito Firmino Filho, da cidade de Teresina, capital do Piauí. Firmino Filho fez uma avaliação macroeconômica das grandes cidades, envolvendo trânsito, saúde e educação.

Para Firmino Filho, o prêmio valoriza ações positivas e contribui para uma troca de experiências entre gestores participantes do programa. "Essa iniciativa é no sentido de monitorar, estimular e fazer com que os municípios possam trocar experiências. Existem vários casos importantes pelo Brasil e também pelo mundo. Esses casos são divulgados, por meio do programa, para servirem de benchmarking [busca por melhores práticas por meio da análise de indicadores] para outros municípios."

Metodologia
Para concorrer ao prêmio, o município deve fazer adesão ao programa Cidades Sustentáveis, além de criar um observatório com dados, indicadores e metas. A metodologia utilizada na avaliação e classificação dos municípios envolve, entre outros critérios, a qualidade e confiabilidade dos dados fornecidos, a série histórica de acompanhamento das metas e a transparência nas informações publicadas.

Confira a lista dos vencedores da primeira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis.

• Cidades Pequenas:

1° Quatro Pontes, PR
2° Bom Despacho, MG
3° Belo Oriente, MG

• Cidades Médias:

1° Canoas, RS
2° Santos, SP
3° Rio das Ostras, RJ

• Cidades Grandes:

1° Sorocaba, SP
2° Joinville, SC
3° Teresina, PI

• Metrópole:

1° Goiânia, GO
2° Belém, PA
3° Campinas, SP

Saiba como participar do prêmio Cidades Sustentáveis

Reportagem - Thyago Marcel
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 10/2011

Íntegra da proposta